domingo, 4 de maio de 2008

Janet em entrevista: NY Times

Em uma entrevista com Gary Graff para o NY Times, Janet fala sobre Discipline, seu amor por estar em turnê e muito mais.

Janet Jackson encontra liberdade com "Discipline"

Ao contrario do titulo, Janet pensa que seu ultimo album, "Discipline", captura o sentimento que ela vem vivendo. "Esse album é muito pra cima", ela diz. "É muito dançante, esperançoso, dá uma sensação tao boa. E tem alguns momentos para algumas provocações, mas, ainda, é muito bom. Acho que é um album divertido." E divertido é algo que Jackson diz que tenta recapturar depois de tentar há algum tempo. Agora, depois de 4 anos após o lamentavel Super Bowl onde os seus 2 sucessivos albuns se tornaram fiascos de venda, ela ainda está namorando, por mais de 4 anos com o produtor, escritor, e executivo de uma gravadora, Jermaine Dupri. Todas as coisas positivas, ela espera, que estejam concentradas em "Discipline". "É um projeto importante", diz Jackson, 41 anos, que vendeu mais de 100 milhoes de albuns desde seu primeiro album de mesmo nome em 1982. "Eu tenho sido o tipo de artista que canta musicas sobre sua experiencia de vida e onde eu estou no momento em minha vida, vide Control de 1986. Entao mais uma vez minha musica realmente reflete onde estou está em minha vida, por exemplo, se eu estivesse ouvindo musicas simples, algo mais underground, isso seria o que eu provavelmente estaria procurando musicalmente, mas no momento é justamente o oposto", diz Janet.
Os fãs certamente receberam seu album bem, já que estreiou em 1º lugar na parada americana, fazendo o seu sexto TOP1 album em sua carreira e o primeiro numero #1 depois de seis anos. O primeiro single, Feedback, alcançou sua melhor posição desde "someone to call my lover" em 2001. "Damita Jo" e "20 Y.O" estreiaram em 2º lugar, mas ironicamente venderam mais em sua primeira semana do que "Discipline". Jackson nao se importa com esse fato, para ela isso reflete nas quedas decorrentes da industria fonografica. Ela está simplismente feliz em ter mais um numero 1. "É sempre um desafio, e eu nao tenho ficado cansada disso. É sempre excitante." completa. "Discipline" marca outra mudança na vida musical de Janet, quem era jovem lembra da fama de Jackson inicalmente, quando ela era atriz na tv em "Good Times" e "Diff'rent Strokes".
Janet e Dupri sairam da Virgin Records, seu lar durante seus ultimos 5 albuns e ingressaram na Island Def Jam, e ela credita a sua nova gravadora o sucesso de seu primeiro album. "Acho que a energia que você sente trabalhando em uma nova gravadora e tendo o apoio de toda a empresa versus o apoio de uma pessoa da empresa pelos ultimos dois projetos é muito diferente". Muitas mudanças de empregados estavam ocorrendo na Virgin, Janet explica, e ela sentia que o seu lugar na gravadora nao existia mais. "Nós não tinhamos olho no olho mais", ela diz. "Não era mais a minha familia. Depois eu descobri isso, todos tinham ido embora, exceto uma pessoa, e foi ai que as coisas começaram a mudar. Quando meu contrato acabou, eu fui para a Island e finalmente encontrei o apoio necessario da gravadora. Lá, existe o sentimento de familia, que existia quando eu começei meu contrato com a Virgin". A Island estava tão eufórica em ter Janet na companhia que os executivos logo a chamaram para gravar um novo album, justamente quando ela iniciaria uma turnê de apoio para 20YO. Janet entao tomou a decisao de nao compor as musicas para seu novo trabalho e nem dar continuidade a sua turnê para 20YO. Ela nao fazia isso desde seu album Dream Street de 1984.
"Foi diferente pra mim, mas eu estava bem com aquilo. Eu nao sou do tipo de pessoa que tem que escrever só para o meu nome ser visto em algum lugar. Se isso é bom, é bom, se é bom sem mim, está tudo bem. Eu só quero fazer o melhor que eu posso". Quando Janet estava retornando para o estudio, exisia material dela e de Dupri para considerarem. "Eu só estava ouvindo as coisas que tinham escrito pra mim e começei a gostar de algumas coisas, e as coisas que eu tinha gostado começei a gravar para este album. Procurava por faixas que tivessem uma conexo de vida, algo que eu passei por alguma parte do caminho, ou algo que eu queria fazer. Eu escutei muitas faixas que escreveram e quem, com certeza, seriam hits pra qualquer artista, pude ouvir que seriam musicas de sucesso, mas nao consegui me relacionar com elas".
Sua primeira criação foi a faixa "Discipline", Janet diz que queria criar algo classico, mas ao mesmo tempo moderno. Uma musica que soasse como uma balada. "Eu preciso dançar, entao tudo engloba a dança, mas você ainda tem musicas lentas e midtempos, e tudo que as pessoas chamam de músicas de fazer bebê, mas ainda assim é classico de mim". Não é a primeira vez que Janet tem como assunto o sexo (Discipline) em suas musicas. “Someday Is Tonight” (1989), “Any Time, Any Place” (1993), “Rope Burn” (1997) and “Would You Mind?” (2001), ela comenta que não sabe como as pessoas ficar surpresas em ouvirem sua musica e falar: "Oh, isso é tão...". "Não é algo que eu não tenha feito antes", ela diz. É muito sensual e é, como ela diz, querendo ser disciplinada pela pessoa que você sente amar. "O que me choca é que as pessoas nao se lembram do album 'Janet', que era bem liberado, com muito mais subimissão feminina, entao eu nao sei o porquê de eles estão prestando mais atenção nisso agora. Se eles querem me chamar de louca, eu serei, porque acho que tenho feito isso desde o começo".
Quando, de novo, entramos na parte familiar Jackson e particularmente, seu irmão mais novo, Michael, "louco" é o termo mais frequente que ela escuta. "As pessoas pagam para prestar atenção em minha familia", ela diz. "e eu acredito que exista prós e contras em fazer isso. Não sei se eles tem uma familia tão forte como a minha tem sido, mas é o que é".
Janet entrará em uma turnê mundial de promoção a "Discipline". Para a turnê, Janet promete: "Será grande, como sempre... Irá percorrer a América do norte no meio de setembro e ir a lugares da Asia, Africa, Europa e Austrália. Faz sete anos desde minha ultima turnê, tenho precisado disso, é um grande desafio para mim. Quando estou criando minhas musicas no estudio, logo penso em como será minha performance nos palcos, penso sobre a turne, ou seja, tudo começa muito cedo pra mim."
Além da turnê, Janet planeja escrever um livro sobre dietas e como conseguir uma estabilidade emocional comendo. Seu livro será co-escrito pelo nutricionista David Allen. Ela espera que seja lançado até o fim do ano.

Fonte: Janet-love
Tradução e adaptação: Janetbr.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Se ela nao fizer a turnê desisto dela